Caio Bruno Ribeiro Falcão, M. Sc.
caiofal@uol.com.br
+55 (81) 9761-4599
Graduação em Ciências Biológicas Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. É atualmente estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPE com bolsa da FACEPE. Seu projeto é intitulado “Genética e conservação do gaiamum (Cardisoma guanhumi) e dos seus habitats em Pernambuco”. Participa paralelamente do projeto “Conectividade e conservação do caranguejo insular terrestre Johngarthia lagostoma (H. MILNE EDWARDS, 1837) (DECAPODA: GECARCINIDAE): variabilidade genética, morfológica e desenvolvimento larval”. Tem interesse na área de genética da conservação de ambientes estuarinos, com enfoque em crustáceos. Doutorado defendido em 02/2016.
Principais publicações:
Danielle de Jesus Gama Maia, M. Sc.
danielle.gamaia@gmail.com
+55 (81) 95940011
Graduação em Ciências biológicas pela Universidade Tiradentes (2012) e Mestrado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) com bolsa da FACEPE. Atualmente desenvolve seu Doutorado na UERJ. Participa do projeto “Rede de DNA barcoding da ictiofauna do Brasil”. Participa do projeto “Rede de DNA barcoding da ictiofauna do Brasil”. Tem interesses científicos na área de genética da conservação e ecologia molecular.
Emilly Anny Benevides de Abreu, M. Sc.
benevides_ea@hotmail.com – millyanny@gmail.com
+55 (81) 99735642
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009) com Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). É atualmente estudante de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética da Universidade Federal de Pernambuco com bolsa da Capes. Seu projeto é intitulado “Análise da diversidade genética do beijupirá (Rachycentron canadum; Perciformes: Rachycentridae) oriundo de estoques cativos e de regiões naturais da costa brasileira”. Participa do Projeto Programa de Apoio a Núcleos Emergentes em Pesquisa FACEPE/CNPq 2010: O cação de escamas (beijupirá; Rachycentron canadum) como modelo de genética aplicada à aquicultura e à conservação de recursos Pesqueiros. Tem interesses em Zoologia, Genética (da conservação e de populações) e Biologia Molecular. Doutorado defendido em 02/2016.
Principais publicações:
Fernanda Ito dos Santos
nanda_ito@hotmail.com – fernandaito@yahoo.com.br
+55(81) 9950 – 6487
Desenvolveu seu Mestrado (PPGBA) no Lagea sob o tema de “Estrutura genético-evolutiva de Tropidurus semitaeniatus (Squamata) de afloramentos rochosos do Parque Nacional do Catimbau”. Hoje é Doutoranda do PPGBA sob orientação do Dr. Enrico Bernard, nosso colaborador.
Principais publicações:
Flavia Roberta Santos Andrade
flavia91@gmail.com
Desenvolveu seu Mestrado no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal na UFPE com bolsa do CNPq. Seu projeto versou sobre a “Análise da estrutura e diversidade genética do tubarão tigre (Galeocerdo cuvier, Péron & Lesueur, 1822) na costa de Pernambuco e no arquipélago de Fernando de Noronha”. É colaboradora do projeto “Conectividade genética e morfológica de Mugil curema Valenciennes, 1836 (Teleostei: Mugilidae) ao longo da região costeira de Pernambuco e em estuários adjacentes do Nordeste oriental do Brasil” e “Desenvolvimento de um protocolo de identificação genética para tubarões ameaçados no Brasil, com ênfase no tubarão lixa (Ginglymostoma cirratum)”.
Principais publicações:
Gabriela Rocha Defavari, M. Sc.
gabidefavari@terra.com.br
Foi Pesquisadora PostDoc – CNPq (2016/2017). Esteve à frente do Projeto “Estruturação genética espaço-temporal de recursos marinhos vivos de áreas sob influência do El niño e La niña no Nordeste do Brasil”. É especialista em Filogeografia e Genética e Conservação dos cavalos marinhos brasileiros.
Principais publicações:
Moura, T. M.; Guimarães, E. F. T.; Defavari, G. R.; Moreno, M. A.; Ferraz, E. M.; Kageyama, P.Y.; Barreira, S. (2011) , Estrutura genética populacional em Solanum lycocarpum A. St.-Hil. (Solanaceae), comparando população natural e sob influência antrópica, estimada por marcadores isoenzimáticos. Revista Brasileira de Biociências (Online), 9: 488.
Jessika Maria de Moura Neves
neves.jmm@gmail.com +55 (82) 9604-2316
Graduação em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2012). É atualmente estudante de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos – UFAL. Seu projeto é intitulado “Filogeografia e conectividade de populações insulares e continentais de Entomacrodus vomerinus (Teleostei: Blenniidae)”. Tem interesses científicos na área de genética animal, principalmente quando direcionados ao entendimento e descrição dos processos evolutivos e biogeográficos que podem estar envolvidos na distribuição pretérita e atual das linhagens. Mestrado defendido em 02/2015.
Principais publicações:
José Roberto Botelho de Souza, D. Sc.
jrbsouza@ufpe.br – jrbsouzq@gmail.com
Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande(1985), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná(1991) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná(1998). Atualmente é adjunto 1 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:produção secundária, macrofauna, bentos, dinâmica populacional, invertebrados e praia arenosa.
Marina de Souza Santos Falkowski
marinafalko@hotmail.com +55 (81) 97638273
Desenvolveu seu Mestrado do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal, UFPE. Seu projeto versou sobre “Elucidar a identidade das girafas do Brasil: uma abordagem molecular multiloci como ferramenta norteadora para a conservação in-situ e ex-situ das espécies.” Marina também está à frente do projeto “Desenvolvimento de um protocolo de identificação genética para tubarões ameaçados no Brasil, com ênfase no tubarão lixa (Ginglymostoma cirratum)”.
Melina Genú
melina.genu@gmail.com +55 (81) 95208705
É estudante de graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Participa do projeto “Programa de Apoio a Núcleos Emergentes em Pesquisa FACEPE/CNPq 2010: O cação de escamas (beijupirá; Rachycentron canadum) como modelo de genética aplicada à aquicultura e à conservação de recursos Pesqueiros”. Tem interesse científico na área genética aplicada à conservação e manejo de espécies, bem como em genética aplicada à reconstrução da história evolutiva da biodiversidade. Estágio encerrado em 03/2016
Rosangela Lessa, PhD
rplessa@ig.com.br
Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1977), doutorado em Oceanographie Biologique e Doctorat d’État na Université de Bretagne Occidentale , Brest (França), pós doutorado no RRAG, Imperial College (UK) em 1988 . Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional no Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO) e professora no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão entre 1983 e 1985. Bolsista de Pesquisa do CNPq desde 1989 ao presente. Atualmente é professora do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde é responsavel pelo Laboratório DIMAR, atuando em Dinâmica de Populações e Avaliação de Estoques de Peixes Elasmobrânquios e Teleósteos. Presidente da Sociedade Brasileira Para o Estudo de Elasmobrânquios – SBEEL entre 2002 e 2004, coordenadora do táxon Chondrichthyes nas avaliações de risco de extinção promovidas pelo ICMBio (2011). Presidente do Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões-CEMIT/SDS (2012). Orienta nos Programas de Pós Graduação Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UFRPE), Biologia Animal (UFPE), Engenharia de Pesca (UFC) e Biometria (UFRPE). temas: idade e crescimento, elasmobranquios, conservação, manejo pesqueiro, otólitos, desenvolvimento embrionário, história de vida de peixes, pesca artesanal, áreas de berçários.
Sergio Queiroz Maia Lima, D. Sc.
Departamento de Sistemática e Ecologia (UFRN) smaialima@gmal.com
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Pós-Doutorado no Laboratório de Biodiversidade Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 – 2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua principalmente nos seguintes temas: filogeografia, sistemática, taxonomia e conservação de peixes continentais, com ênfase nas bacias costeiras da Mata Atlântica e drenagens da Caatinga. As principais linhas de pesquisa atualmente são a influência dos fatores climáticos e geomorfológicos na distribuição da ictiofauna de água doce nas bacias costeiras do Brasil, filogenia molecular de peixes continentais, filogeografia e hermafroditismo em peixes de manguezais, filogeografia de peixes criptobentônicos recifais, e a colaboração no desenvolvimento de uma rede de identificação molecular do pescado brasileiro (RENIMP).
Simone M. A. Lira, M. Sc.
simonealira@gmail.com +55 (81) 8831-4245 – +55 (81) 9516-3579
GDesenvolveu parte do seu Doutoramento na temática de conectividade genética de Johngartia lagostoma das ilhas oceânicas do Brasil.
Principais publicações:
LIRA, S.M.A., Teixeira, I. A., Lima, C. D. M., Santos, G. S., Neumann-Leitão, S., Schwamborn, R. (2014) ,, Zooneuston spatial and nyctimeral distribution of the Fernando de Noronha Archipelago, Brazil. Brazilian Journal of Oceanography, 62: 35 – 45.
Taciana Martins Barbosa
taciana.martins@gmail.com +55 (81) 8878 7477
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) com Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é estudante de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com bolsa da FACEPE. Seu projeto é intitulado “Análise da conectividade entre populações de Carijoa riisei (Duchassaing & Michelotti, 1860) (Cnidaria: Octocorallia) no nordeste brasileiro através das abordagens morfológica, molecular e reprodutiva”. Tem interesse científico nas áreas de Zoologia, Ecologia, Genética de Populações e da Conservação. Doutorado defendido em 02/2015.
Principais publicações:
Vaske Junior, T.; Travassos, P. E. ; Hazin, F. H. V.; Tolotti, M. T.; BARBOSA, T. M. (2012) , Forage fauna in the diet of bigeye tuna (Thunnus obesus) in the western tropical Atlantic Ocean. Brazilian Journal of Oceanography, 60:89-97, 2012.
Tainá Ottoni Borges Igreja
taina_ottoni@hotmail.com +55 (81) 8231-9195
Desenvolveu seu Mestrado na temática de “Taxonomia molecular de morcegos (Chiroptera: Mammalia) em três unidades de conservação da Caatinga”.
Dr. Thiony Emanuel Simon, PhD
thionysimon@gmail.com
Possui graduação em Oceanografia (2007), mestrado em Oceanografia Ambiental (2010) e doutorado em Biologia Animal (2014) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Possui interesse em todos os aspectos relacionados ao estudo dos peixes que vivem nos ambientes recifais, principalmente sua ecologia, biogeografia, evolução e conservação. Atualmente é bolsista de pós-doutorado do CNPq na Universidade Federal de Pernambuco, sob supervisão da Dra. Beatrice Padovani Ferreira, onde participa de pesquisas envolvendo a conectividade em peixes recifais. In memorium