Elucidação a identidade das girafas do Brasil: uma abordagem molecular multiloci como ferramenta norteadora para a conservação in-situ e ex-situ das espécies.

Início: –/—-

Inicialmente, apenas uma espécie de girafa (Giraffa camelopardalis) e até onze subespécies eram taxonomicamente reconhecidas. No entanto, um estudo genético recente evidenciou a existência de 4 espécies distintas –  G. camelopardalis, G. reticulata, G. giraffa e G. tippelskirchi – e 5 subespécies. Incluídas na Lista Vermelha Internacional de espécies ameaçadas como vulneráveis devido ao seu crescente declínio populacional, estão entre os primeiros animais a serem mantidos em zoológicos. Uma vez que o principal objetivo do manejo das populações de animais em cativeiro é a manutenção da diversidade genética, existe a necessidade de os zoológicos adequarem seus planejamentos reprodutivos e programas de conservação a esta classificação, a fim de evitar hibridização e serem autossustentáveis, contribuindo futuramente para a conservação ex-situ. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo central a identificação das espécies de girafa residentes nos zoológicos brasileiros através de uma abordagem molecular multiloci e morfológica.

 

DNA barcoding e filogeografia global da anchova (Pomatomus saltatrix).

Início: –/—-

A anchova se apresenta como espécie monotípica, marinha e de hábito pelágico, se destacando como importante recurso pesqueiro de natureza comercial, recreativa e artesanal ao longo da costa do Brasil, Estados Unidos, Austrália e Turquia. A alta exploração traz a espécie para a categoria de “Vulnerável”, segundo a IUCN, onde diminuições na quantidade pescada no Brasil, Argentina e África já foram observadas. Entretanto, não existem planos de manejo e conservação para a espécie. Sua distribuição mundial, ocorrendo em águas tropicais e subtropicais, pode fazer com que suas populações tornem-se geneticamente estruturadas. A demanda de pesca aumenta a pressão sobre o recurso, destacando a necessidade da identificação dos estoques para um manejo efetivo, evitando seu colapso. Assim o objetivo do projeto é avaliar o status taxonômico, estrutura e diversidade genética de Pomatomus saltatrix ao redor do mundo, a partir de técnicas usuais de genética populacional e abordagens modernas de delimitação de espécies.

 

Diversidade e estrutura genética multiloci do xaréu (Caranx hippos) no Nordeste Oriental do Brasil.

Início: –/—-

Os representantes da Carangidae têm sido considerados importantes recursos para fins alimentares. Caranx hippos, conhecido popularmente como xaréu branco, é tida como um dos maiores volumes de desembarcados no brasil, principalmente na região nordestina. Durante a época reprodutiva, os representantes deste gênero migram para a costa, em direção aos estuários, em grandes cardumes, possuindo grande status de vulnerabilidade, sendo capturados em grandes quantidades. No Nordeste este período é popularmente conhecido como “a época da pesca do xaréu”, aumentando a vulnerabilidade da espécie por impedir a renovação das populações. Em face dessa realidade o presente projeto objetiva investigar a diversidade e estrutura genético-evolutiva de Caranx hippos, na costa Nordeste do Brasil.

 

Diversidade e estrutura genética do dourado (Coryphaena hippurus; Perciformes: Coryphaenidae) da costa brasileira e as implicações na conservação de um recurso pesqueiro mundial.

Início: –/—-

O Dourado-do-mar é um peixe da Família Coryphaenidae. É cosmopolita e epipelágico de águas tropicais e subtropicais não mais frias que 20ºC. A espécie retém características relevantes em duas vertentes: a biológica por ser migradora e um predador que controla o tamanho populacional de outras espécies e a econômica, já que é muito explorada globalmente pela pesca, inclusive no Brasil.  Mas nos últimos levantamentos, os índices de pesca global para o dourado indicaram 255 mil toneladas capturadas no ano de 2014. Isso é um número 10 vezes maior quando comparado ao primeiro relato para espécie. Isso demonstra um aumento significativo da exploração global da espécie pela pesca. Na costa brasileira foram reportadas a captura de 25 mil toneladas no ano de 2014. No Brasil a análise da morfologia dos otólitos sugere a existência de dois estoques (populações). Apesar de figurar como um valioso recurso pesqueiro mundo afora, não há um panorama sobre a diversidade (potencial evolutivo) e estrutura genética de Coryphaena hippurus na costa brasileira. O presente estudo tem como objetivo revelar diversidade e estrutura genética de Coryphaena hippurus na costa brasileira, e esta em relação aos estoques genéticos de dourado de outras bacias oceânicas por meio do uso de marcadores moleculares da mitocôndria e núcleo.

 

Taxonomia molecular de morcegos em tres Unidades de Conservação da Caatinga

Início: –/—-

Estudos recentes têm revelado a grande importância da Caatinga, apresentando singularidades como a maior riqueza biológica entre as florestas secas do mundo. Neste cenário, os morcegos têm enorme importância por realizar funções ecológicas fundamentais (polinização; dispersão de sementes; controle de insetos herbívoros), favorecendo a manutenção da dinâmica eco/evolutiva da Caatinga. Uma das maiores ameaças aos pequenos mamíferos brasileiros é o desconhecimento taxonômico e sistemático, já que linhagens crípticas podem ser abrigadas em táxons definidos pela taxonomia tradicional. Assim, este trabalho objetiva testar a coesão taxonômica de espécies de morcegos de três Unidades de Conservação da Caatinga (Nordeste do Brasil) por meio de uma abordagem molecular.

 

DNA barcode e identificação de espécies em estágios precoces de desenvolvimento

Início: –/—-

O presente projeto pretende identificar neste caso e no menor nível possível da hierarquia taxonômica, exemplares de um peixe muito explorado em estágios precoces de desenvolvimento na região do litoral Sul do estado da Bahia. Os dados a serem obtidos permitirão não só a identificação deste táxon, mas também o melhor manejo e conservação da espécie a ser identificada, como também possibilitarão entender como se deu o estabelecimento de sua população no local.