Alexandre M. Garcia, D. Sc.

Alexandre M. Garcia, D. Sc.

Doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999 e 2004). Atua como professor e pesquisador na Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, com ênfase em Ecologia de Peixes Estuarinos e de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de populações e comunidade, ecologia trófica com o uso de isótopos estáveis, pesca artesanal e pesca no sul do Brasil.

 

Beatrice Padovani Ferreira

Beatrice Padovani Ferreira, PhD

beatricepadovani@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande e doutorado em Marine Biology pela James Cook University Of North Queensland, Australia. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Programa de Pos Graduação em Oceanografia da UFPE. Atua na área de Oceanografia, com ênfase nos seguintes temas: recifes de coral, reservas marinhas, dinâmica populacional de peixes, ictiofauna recifal e pesca artesanal.

 

Carolina de Barros Machado da Silva, D. Sc.

Carolina de Barros Machado da Silva, D. Sc.

Bióloga formada pelo curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração Biotecnologia, pela mesma Universidade. Durante o Doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) angariei experiência em temas como filogenia, filogeografia, DNA barcode de peixes neotropicais e paleomodelagem.

 

Enrico Bernard

Enrico Bernard, PhD

Departamento de Zoologia (UFPE) enricob2@gmail.com

Graduado em Ciências Biológicas pela FFCLRP USP (1995), Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998) e Doutor em Biologia pela York University, Canadá (2002). Responsável pelo Laboratório de Ciência Aplicada à Conservação da Biodiversidade e Professor de Biologia da Conservação no Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. É orientador credenciado e Vice-Coordenador junto ao PPG em Biologia Animal/UFPE, e Vice-Coordenador do Curso de Ciências Biológicas Modalidade Ciências Ambientais do CCB/UFPE. Foi gerente de projetos ambientais em organizações não-governamentais (2003-2009), atuando na Amazônia, e professor na Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2002-2003), e no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá (2006-2007). É co-editor da Revista Chiroptera Neotropical, e foi Editor Associado da Biota Neotropica por 5 anos. É revisor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais e possui experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Conservação de Biodiversidade. Atua principalmente nas áreas de quiropterologia, conservação de ecossistemas tropicais, fragmentação florestal, criação e implementação de áreas protegidas, e inventários de biodiversidade. Possui experiência na elaboração e administração de projetos de médio e grande porte junto a financiadores estaduais, nacionais e internacionais, além de atuar na implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade

 

Fabio Hazin

Fabio Hazin, PhD

fhvhazin@terra.com.br

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE (1987); Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Marine Science And Technology/ Fisheries Oceanography, na Tokyo University of Marine Science and Tecnology; Pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Altamente Migratórios, no Southeast Fisheries Sience Center/ National Marine Fisheries Service/ NOAA, Miami- EUA (2002); e especialização em Direito Internacional do Mar (2010), pela Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law; the Aegean Institute of the Law of the Sea and Maritime Law; the Law of the Sea Institute of Iceland; the Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law; and the Netherlands Institute for the Law of the Sea). Atualmente é Professor Associado da UFRPE, no Curso de Engenharia de Pesca, e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aqüicultura, e na UFPE, no Programa de Pós-graduação em Oceanografia.

 

Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro

Marcelo Antonio Amaro Pinheiro, Phd

Professor (Efetivo) lotado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) desde 1994, com transferência, em 2004, para o Instituto de Biociências (IB), Câmpus do Litoral Paulista (CLP), onde foi Coordenador Executivo (Diretor) de 2005-2009 e Chefe de Expedições Marinhas em parcerias como o CEPSUL / ICMBio, utilizando o NPq. “Soloncy Moura”. Tem desenvolvido pesquisas direcionadas aos crustáceos decápodos, em especial sobre aspectos da biologia e ecologia de populações de caranguejos e siris, tanto em ambientes marinhos como estuarinos. Entre os órgãos que fomentam suas pesquisas estão a FAPESP, CNPq, FGB, entre outros, para os quais também atua como parecerista. É Coordenador de Taxon (Crustacea) junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) / ICMBio desde 2012, assessor “ad hoc” junto a vários periódicos científicos, tanto no Brasil como no exterior, com publicações na forma de artigos, capítulos e livros. Desde 1998 desenvolve estudos relacionados à ecologia de manguezais e estuários, em especial sobre a biologia populacional, ecologia e pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). Atualmente tem se ocupado do uso desta espécie como bioindicadora de áreas impactadas pelo homem, pelo uso de biomarcadores geno e citotóxicos.

Ralf Schwamborn

Ralf Schwamborn, PhD

rs@ufpe.br

Atualmente é Professor Associado no Depto. de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui “Vordiplom” em Biologia (Johann-Wolfgang-Goethe-Universität Frankfurt am Main, 1989), “Diplom” em Biologia Marinha (Christian-Albrechts Universität zu Kiel, Institut für Meereskunde, 1993) e é Doutor em Ciências Naturais (“Dr. rer. nat.”) pela Universität Bremen (Center for Tropical Marine Ecology – ZMT, 1997). Foi pesquisador visitante no lab. de zooplâncton do Depto. de Zoologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), pesquisador pós-doc na University of Miami (RSMAS), professor visitante no Depto. de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador pós-doc no Alfred Wegener Institute for Polar and Marine Research (AWI). Tem experiência na área de Oceanografia Biológica e Biologia Marinha, com ênfase em Ecologia das Larvas e Juvenis de Crustáceos Decápodos, atuando principalmente nos seguintes temas: Zooplâncton, Estuários, Prados de Capim Marinho, Manguezais, Isótopos Estáveis, Dinâmica de Ecossistemas e Teias Tróficas.

 

Tami Mott

Tami Mott, PhD

tamimott@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado no Departamento de Biologia Integrativa – Universidade da California, Berkeley (2006), pós doutorado na Universidade de São Paulo (2007) e PRODOC vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal do Mato Grosso (2007-2009). Professora adjunta no Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências na Universidade Federal do Mato Grosso de 2009 a 2011. Atualmente professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas. Professora no quadro permanente no Programa de Pós graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (UFAL) e Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT). Temas de interesse: sistemática, taxonomia, filogeografia, história natural, ecologia e modelagem bioclimática para conservação de répteis e anfíbios.

 

Uedson P. Jacobina, D. Sc.

Uedson P. Jacobina, D. Sc.

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). É atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Genética Animal, com ênfase em Citogenética, Taxonomia Molecular e Morfometria Geométrica em Peixes Marinhos e Dulcícolas. Desenvolve pesquisas sobre evolução cromossômica, métodos filogenéticos comparativos, filogenia molecular e biogeografia.