Colaboradores

Beatrice Padovani Ferreira

Beatrice Padovani Ferreira, PhD

beatricepadovani@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande e doutorado em Marine Biology pela James Cook University Of North Queensland, Australia. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Programa de Pos Graduação em Oceanografia da UFPE. Atua na área de Oceanografia, com ênfase nos seguintes temas: recifes de coral, reservas marinhas, dinâmica populacional de peixes, ictiofauna recifal e pesca artesanal.

 

Enrico Bernard

Enrico Bernard, PhD

Departamento de Zoologia (UFPE) enricob2@gmail.com

Graduado em Ciências Biológicas pela FFCLRP USP (1995), Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998) e Doutor em Biologia pela York University, Canadá (2002). Responsável pelo Laboratório de Ciência Aplicada à Conservação da Biodiversidade e Professor de Biologia da Conservação no Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. É orientador credenciado e Vice-Coordenador junto ao PPG em Biologia Animal/UFPE, e Vice-Coordenador do Curso de Ciências Biológicas Modalidade Ciências Ambientais do CCB/UFPE. Foi gerente de projetos ambientais em organizações não-governamentais (2003-2009), atuando na Amazônia, e professor na Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2002-2003), e no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá (2006-2007). É co-editor da Revista Chiroptera Neotropical, e foi Editor Associado da Biota Neotropica por 5 anos. É revisor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais e possui experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Conservação de Biodiversidade. Atua principalmente nas áreas de quiropterologia, conservação de ecossistemas tropicais, fragmentação florestal, criação e implementação de áreas protegidas, e inventários de biodiversidade. Possui experiência na elaboração e administração de projetos de médio e grande porte junto a financiadores estaduais, nacionais e internacionais, além de atuar na implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade

 

Fabio Hazin

Fabio Hazin, PhD

fhvhazin@terra.com.br

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE (1987); Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Marine Science And Technology/ Fisheries Oceanography, na Tokyo University of Marine Science and Tecnology; Pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Altamente Migratórios, no Southeast Fisheries Sience Center/ National Marine Fisheries Service/ NOAA, Miami- EUA (2002); e especialização em Direito Internacional do Mar (2010), pela Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law; the Aegean Institute of the Law of the Sea and Maritime Law; the Law of the Sea Institute of Iceland; the Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law; and the Netherlands Institute for the Law of the Sea). Atualmente é Professor Associado da UFRPE, no Curso de Engenharia de Pesca, e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aqüicultura, e na UFPE, no Programa de Pós-graduação em Oceanografia.

 

José Roberto Botelho de Souza, D. Sc.

jrbsouza@ufpe.br – jrbsouzq@gmail.com

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande(1985), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná(1991) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná(1998). Atualmente é adjunto 1 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:produção secundária, macrofauna, bentos, dinâmica populacional, invertebrados e praia arenosa.

 

Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro

Marcelo Antonio Amaro Pinheiro, Phd

Professor Assistente (Efetivo) lotado no Departamento de Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro do Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP) – Universidade Estadual Paulista (UNESP) a partir de janeiro/2004 até a presente data. Docente da FCAV / UNESP Jaboticabal entre 1994 a 2004. Vem atuando como consultor científico de órgãos de fomento à pes0quisa, com destaque à FAPESP e CNPq, além de ser assessor ad hoc junto a vários periódicos científicos no Brasil e exterior.

Ralf Schwamborn

Ralf Schwamborn, PhD

rs@ufpe.br

Atualmente é Professor Associado no Depto. de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui “Vordiplom” em Biologia (Johann-Wolfgang-Goethe-Universität Frankfurt am Main, 1989), “Diplom” em Biologia Marinha (Christian-Albrechts Universität zu Kiel, Institut für Meereskunde, 1993) e é Doutor em Ciências Naturais (“Dr. rer. nat.”) pela Universität Bremen (Center for Tropical Marine Ecology – ZMT, 1997). Foi pesquisador visitante no lab. de zooplâncton do Depto. de Zoologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), pesquisador pós-doc na University of Miami (RSMAS), professor visitante no Depto. de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador pós-doc no Alfred Wegener Institute for Polar and Marine Research (AWI). Tem experiência na área de Oceanografia Biológica e Biologia Marinha, com ênfase em Ecologia das Larvas e Juvenis de Crustáceos Decápodos, atuando principalmente nos seguintes temas: Zooplâncton, Estuários, Prados de Capim Marinho, Manguezais, Isótopos Estáveis, Dinâmica de Ecossistemas e Teias Tróficas.

 

Rosangela Lessa

Rosangela Lessa, PhD

rplessa@ig.com.br

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1977), doutorado em Oceanographie Biologique e Doctorat d’État na Université de Bretagne Occidentale , Brest (França), pós doutorado no RRAG, Imperial College (UK) em 1988 . Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional no Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO) e professora no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão entre 1983 e 1985. Bolsista de Pesquisa do CNPq desde 1989 ao presente. Atualmente é professora do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde é responsavel pelo Laboratório DIMAR, atuando em Dinâmica de Populações e Avaliação de Estoques de Peixes Elasmobrânquios e Teleósteos. Presidente da Sociedade Brasileira Para o Estudo de Elasmobrânquios – SBEEL entre 2002 e 2004, coordenadora do táxon Chondrichthyes nas avaliações de risco de extinção promovidas pelo ICMBio (2011). Presidente do Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões-CEMIT/SDS (2012). Orienta nos Programas de Pós Graduação Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UFRPE), Biologia Animal (UFPE), Engenharia de Pesca (UFC) e Biometria (UFRPE). temas: idade e crescimento, elasmobranquios, conservação, manejo pesqueiro, otólitos, desenvolvimento embrionário, história de vida de peixes, pesca artesanal, áreas de berçários.

 

Sergio Queiroz Maia Lima

Sergio Queiroz Maia Lima, D. Sc.

Departamento de Sistemática e Ecologia (UFRN) smaialima@gmal.com

Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Pós-Doutorado no Laboratório de Biodiversidade Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 – 2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua principalmente nos seguintes temas: filogeografia, sistemática, taxonomia e conservação de peixes continentais, com ênfase nas bacias costeiras da Mata Atlântica e drenagens da Caatinga. As principais linhas de pesquisa atualmente são a influência dos fatores climáticos e geomorfológicos na distribuição da ictiofauna de água doce nas bacias costeiras do Brasil, filogenia molecular de peixes continentais, filogeografia e hermafroditismo em peixes de manguezais, filogeografia de peixes criptobentônicos recifais, e a colaboração no desenvolvimento de uma rede de identificação molecular do pescado brasileiro (RENIMP).

 

Tami Mott

Tami Mott, PhD

tamimott@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado no Departamento de Biologia Integrativa – Universidade da California, Berkeley (2006), pós doutorado na Universidade de São Paulo (2007) e PRODOC vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal do Mato Grosso (2007-2009). Professora adjunta no Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências na Universidade Federal do Mato Grosso de 2009 a 2011. Atualmente professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas. Professora no quadro permanente no Programa de Pós graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (UFAL) e Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT). Temas de interesse: sistemática, taxonomia, filogeografia, história natural, ecologia e modelagem bioclimática para conservação de répteis e anfíbios.